Com o objetivo de suprir todas as necessidades dos pacientes e garantir a melhoria constante dos resultados na assistência, o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) dispõe da Gestão de Práticas Assistenciais.
Sob os cuidados da enfermeira Márcia Viana, a política aplica-se a toda equipe multidisciplinar: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e agência transfusional. O HCP entende que a equipe multiprofissional tem uma participação fundamental no processo assistencial, sempre com foco na humanização do atendimento e na busca pela excelência.
Está no escopo de trabalho da Gestão de Práticas Assistenciais o fornecimento das diretrizes gerais para a estruturação e organização dos serviços de apoio, assegurando um ambiente propício para a melhoria contínua da qualidade assistencial de acordo com as necessidades dos pacientes. Também faz parte das atividades a organização da prática assistencial a fim de garantir eficácia e efetividade do tratamento durante todas as fases do processo de assistência à saúde.
Cabe ao gestor de Práticas Assistenciais liderar a equipe multiprofissional para desenvolver performance de excelência em todas as áreas, garantindo apoio técnico-operacional às unidades produtivas, obtendo melhores resultados assistenciais e financeiros, além de estimular uma relação de parceria entre os membros da equipe multidisciplinar.