Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Gravidez ectópica: sintomas, causas e tratamento

Nem toda gestação segue o caminho esperado. Em alguns casos, o início da vida pode acontecer fora do útero, um quadro conhecido como gravidez ectópica. Embora seja rara, essa condição apresenta riscos à saúde da mulher. Por isso, entender o seu significado e estar atento aos seus sinais é importante para diagnosticá-la precocemente, evitar complicações e receber o cuidado adequado.

O que é gravidez ectópica?

A gravidez ectópica ocorre quando o embrião se implanta fora da cavidade uterina, mais comumente nas trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas. Essas estruturas não estão preparadas para sustentar o desenvolvimento gestacional. Com o crescimento embrionário, a região em que houve a implantação pode se romper, o que causa hemorragia e coloca a vida da pessoa em risco. Por isso, esta condição exige diagnóstico precoce e tratamento imediato.

O que causa gravidez ectópica?

Diversos fatores podem aumentar o risco de ter uma gestação fora do útero, como histórico de cirurgia pélvica, doença inflamatória pélvica (DIP), infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez ectópica anterior, alterações nas trompas de Falópio, tratamentos de fertilidade e tabagismo.

Quais são os sintomas da gravidez ectópica?

Os sintomas da gravidez ectópica podem variar e nem sempre surgem antes do rompimento da estrutura onde está implantado o embrião. Sangramento vaginal, dor abdominal e tonturas ou desmaios são frequentes.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Quais são os tipos de gravidez ectópica?

Os principais tipos de gravidez ectópica incluem:​

  • tubária (nas trompas de Falópio);
  • ovariana (no ovário);
  • cervical (no colo do útero);
  • abdominal (na cavidade do abdômen);
  • na cicatriz da cesariana (atinge mulheres que já tiveram parto cesáreo).

Quais são os tratamentos para a gravidez ectópica?

O tratamento depende do estágio da gestação e do quadro clínico da paciente, mas pode ser realizado por meio de medicamentos ou cirurgia.

Na gravidez ectópica, o bebê mexe?

Como o embrião não está no ambiente adequado para se desenvolver, normalmente não há movimentos perceptíveis.​

Na gravidez ectópica, a barriga cresce normalmente?

Não. A implantação ocorre em uma região inadequada, por isso, o embrião não encontra as condições adequadas para se desenvolver.

O corpo “expulsa” uma gravidez ectópica?

Não de modo natural. No entanto, o tratamento medicamentoso promove a absorção do tecido ectópico pelo organismo.

Gravidez ectópica aparece no teste de farmácia?

Sim, os testes de gravidez detectam o hormônio hCG, que também é produzido na gestação ectópica.

A gravidez ectópica aparece no ultrassom com quanto tempo?

A partir da 6ª semana de gestação, a ultrassonografia transvaginal já pode identificar uma gravidez ectópica.

Como fica a trompa depois de uma gravidez ectópica?

Depende do estágio da gestação ectópica e da intervenção. Se a trompa não romper e o tratamento medicamentoso for realizado, é possível preservá-la. Em alguns casos, pode ser necessário retirar uma parte ou toda a tuba uterina.

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS