Como uma rotina regrada de sono influencia na saúde do seu bebê?
Quando o assunto é o manejo do sono do bebê, alguns pais podem ter certa dificuldade, principalmente se tratando de um recém-nascido.
Ter uma programação consistente para o sono dos bebês ajuda a estabelecer hábitos saudáveis e promover um momento reparador e de qualidade. O sono também é um indicador relevante de sua saúde, desenvolvimento e nível de maturação. Quando há uma desregulação nessa rotina, problemas fisiológicos, como cólicas e problemas gastrointestinais, podem aparecer.
Janela de sono do bebê
É fundamental entender que os ciclos de sono do adulto e da criança diferem entre si. A janela de sono do bebê corresponde aos momentos em que ele está acordado em meio às diversas sonecas que faz ao longo do dia.
Nos primeiros três meses, as crianças costumam dormir bastante, entre 11 e 19 horas, distribuídas entre dia e noite. A partir dessa idade, a produção de melatonina – hormônio que auxilia na regulação do sono – se inicia e sua rotina de sono tende a ficar um pouco mais organizada. Entre os 4 e os 11 meses, as crianças costumam dormir de 10 a 18 horas.
Isso significa que, com o tempo, a janela de sono do bebê vai se modificando. Enquanto os recém nascidos normalmente dormem a maior parte do dia e da noite, bebês um pouco maiores dormem em média 12 horas por noite, com 2 cochilos durante o dia.
Como fazer o bebê dormir?
A rotina, ou seja, a repetição de certos hábitos, prepara a criança para o momento a seguir, gerando segurança e conforto emocional.
Confira abaixo algumas dicas para auxiliar a criação de uma rotina de sono:
Hora de dormir
– Estabeleça uma hora específica para dormir e despertar. Isso ajuda a regular o relógio interno do bebê e a estabelecer um padrão de sono saudável.
Crie um ambiente de sono adequado
– Deixe o quarto do bebê tranquilo e escuro, ideal para um sono confortável.
– Bloqueie a entrada de luz excessiva no ambiente com cortinas ou persianas, por exemplo.
– Não se esqueça de se certificar que a temperatura esteja agradável. Ambientes muito quentes ou frios podem não ser apropriados.
Mostre que é o momento de dormir
– Dê um banho relaxante no seu bebê.
– Use técnicas como colocar uma música suave ou ruído branco, para indicar ao bebê que é hora de dormir. Isso ajuda a prepará-lo para o sono e a acalmar sua mente.
Evite estímulos
– Limite a exposição do bebê a dispositivos eletrônicos, como smartphones ou tablets, perto da hora de dormir. A luz azul emitida por esses dispositivos pode interferir no sono.
Com o tempo, a criança vai estabelecer habilidades de autorregulação. O ideal é estimulá-lo a dormir sozinho, colocando-o no berço quando está sonolento, mas ainda acordado.
Cada bebê é único, portanto é fundamental observar a rotina de sono de cada criança para fazer ajustes, caso seja necessário.
Mesmo que haja dificuldades no início, estabelecer uma rotina regrada de sono sempre vale a pena.
Maternidades Rede D’Or São Luiz
Cuidadosamente projetada para proporcionar uma experiência única à gestante e a seus familiares em um dos momentos mais especiais de suas vidas, a nova maternidade reúne a expertise do Hospital São Luiz, um dos mais tradicionais de São Paulo, com o serviço premium da bandeira Star.
Com infraestrutura e equipamentos de ponta, temos as melhores equipes para garantir uma assistência humanizada, do pré-natal ao pós-parto.
Conheça mais sobre os serviços das Maternidades Rede D’Or São Luiz.