Câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo
A informação é Organização Pan-Americana de Saúde. Segundo os dados, são 6,5 mil mortes por ano
Publicado em:
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. A informação é Organização Pan-Americana de Saúde. Segundo os dados, são 6,5 mil mortes por ano, ou seja, uma morte a cada 90 minutos. E os diferentes tipos de papilomavírus humano (HPV), que infectam diferentes partes do corpo, são os maiores causadores da doença. Além da vacina contra o HPV, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, a prevenção pode ser feita através do teste conhecido popularmente como Papanicolau. A partir daí, é feita a identificação de alterações celulares que podem ou não ser lesões pré-cancerígenas provocadas pelo vírus. O teste vem sendo gradualmente substituído no SUS pelo exame molecular de DNA-HPV. O teste molecular é recomendado pela Organização Mundial da Saúde por ser considerado mais eficaz na redução de casos de câncer e mortes. O médico patologista clínico Hélio Magarinos explica que o exame deve ser realizado por mulheres a partir dos 25 anos, idade em que normalmente têm a vida sexual ativa. Mas ele também comenta que ter contato com o vírus não significa contaminação.

Kamilla Coutinho, de 42 anos, é mãe de três meninos em idades entre 5 e 10 anos e conta que já vacinou o mais velho contra HPV.

É importante destacar ainda que as informações corretas ajudam também a combater as notícias falsas, as fake news de que a vacina contra o HPV estimula a iniciação sexual precoce ou não é segura para a saúde.