Este é um procedimento não invasivo para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização de alterações da bolsa escrotal e testículos.
A ultrassonografia da bolsa escrotal é um exame que permite avaliar o sistema reprodutor masculino ao obter imagens dos testículos e de áreas vizinhas da bolsa escrotal. Também é chamado de ecografia.
A ultrassonografia de testículos tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
De modo geral, o ultrassom envia ondas sonoras para o escroto, e as imagens são gravadas em um computador, mostrando estruturas internas do escroto, como testículos, epidídimo (tubo que coleta os espermatozoides produzidos pelos testículos) e cordão espermático (tubo que liga o testículo ao interior do organismo).
Não é necessário preparo para o exame, que é indolor e não invasivo. Para realizá-lo, o paciente deita-se em uma maca, de barriga para cima. Em seguida, o médico responsável pelo procedimento aplica um gel na região para fazer com que o transdutor deslize com mais facilidade.
O transdutor recebe uma série de ecos à medida que as ondas sonoras batem nos órgãos e voltam para o aparelho. Os ecos são processados por um computador, formando imagens em um monitor de vídeo. Os tecidos anormais transmitem ecos diferentes dos normais. O radiologista pode interpretar os ecos e assim distinguir entre tumores benignos e malignos.
Em alguns casos, o procedimento pode ser feito via atendimento domiciliar, em que é necessário que o paciente se deite em algum lugar confortável (cama, sofá, maca). Além disso, o local onde será realizado o exame deverá ter pouca luminosidade.
A ultrassonografia da bolsa escrotal é um procedimento não invasivo para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização de alterações da bolsa escrotal e dos testículos.
Entre os motivos para se realizar esse exame, podemos destacar:
Esse procedimento é, muitas vezes, o primeiro exame realizado caso o médico suspeite de câncer de testículo. O padrão dos ecos é usado para distinguir certas condições benignas, como hidrocele e/ou varicocele, de um tumor sólido que pode ser maligno. Se o nódulo é sólido, é provável que seja um câncer, e o médico solicitará outros exames ou até uma cirurgia para remover o testículo.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar com precisão doenças, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.