Também chamado de radiografia, o Raio X é um exame de imagem não invasivo, que utiliza baixas doses de radiação para identificar rapidamente alguns tipos de alterações na estrutura de ossos e de órgãos.
Também chamado de radiografia, o raio X é um exame de imagem não invasivo, que utiliza baixas doses de radiação para identificar rapidamente alguns tipos de alterações na estrutura de ossos e de órgãos.
Os Raio X é um exame não invasivo e indolor. Nele, o paciente pode deitar-se em uma maca ou ficar de pé contra uma determinada superfície. O exame geralmente é focado em uma única parte do corpo, orientada de acordo com a queixa do paciente.
Então, um aparelho emite um feixe de luz e partículas que são invisíveis a olho nu. No entanto, essas partículas conseguem atravessar o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade, de acordo com a área. Esses feixes de partículas, após atravessarem o corpo, aterrissam em uma chapa e deixam suas impressões ali, como se fosse uma fotografia mesmo.
Assim, aquilo que é osso ganha uma determinada impressão, enquanto tecidos moles e partes líquidas geram outras marcas, permitindo que o médico visualize o interior do corpo do paciente e feche um diagnóstico com base no exame de Raio X.
O exame de Raio X é feito para avaliar diferentes partes do corpo do paciente, como contusões e fraturas nos ossos e na musculatura, pode ajudar a mostrar alguma obstrução intestinal ou até mesmo a quantidade de líquidos presentes no pulmão, ajudando a descobrir, por exemplo, casos de pneumonia.
Não há preparação para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.