Este exame permite observar, além de fraturas, processos como o esporão, alterações degenerativas resultantes de condições como artrite e artrose, processos inflamatórios, tumores e até mesmo objetos estranhos que podem se alojar nesse osso.
O raio-X de calcâneo é um exame de imagem que permite visualizar o osso calcâneo, também conhecido como osso do calcanhar. Ele é o maior osso do pé e é essencial para a sustentação do corpo e movimentação ao caminhar ou correr.
Utilizando radiação ionizante, o exame permite obter imagens detalhadas dessa estrutura óssea. É um procedimento importante para o diagnóstico de diversas condições ortopédicas.
Durante o exame, o paciente é posicionado sentado ou deitado sobre uma maca. O técnico em radiologia ajusta o pé nas posições adequadas para capturar as imagens em pelo menos dois ângulos: plantar-dorsal e lateral.
O profissional então vai para a sala de controle e orienta o paciente a manter-se imóvel durante a captura das imagens. O procedimento é rápido e simples.
O raio-X de calcâneo é indicado para diagnosticar:
O exame é indicado para pessoas com dor no calcanhar, dificuldade para caminhar, inchaço, suspeita de fratura, dor crônica ou suspeita de condições inflamatórias e degenerativas.
O exame em si não provoca dor. Contudo, pacientes com lesões podem sentir desconforto no momento do posicionamento do pé, devido à sensibilidade local.
A principal contraindicação do exame é a gravidez. Gestantes devem evitar exposição à radiação, salvo em casos de extrema necessidade, com proteção adequada.
Pode haver, ainda, certa dificuldade de imobilização por conta de possíveis dores, comprometendo a qualidade das imagens.
O exame dura cerca de 5 a 10 minutos, mas todo o processo, considerando eventuais ajustes de imagem, pode levar de 20 a 30 minutos.
Os riscos são considerados mínimos. A quantidade de radiação utilizada é baixa, mas precauções como uso de aventais de chumbo são adotadas para proteger regiões sensíveis.
O exame pode ser realizado em hospitais, clínicas especializadas em diagnóstico por imagem e centros de atendimento de urgência. A Rede D’Or oferece o exame com tecnologia de ponta e equipe especializada, garantindo segurança e qualidade.
Sim, é obrigatório apresentar pedido médico para a realização do exame, conforme orientação do Ministério da Saúde, para assegurar a indicação clínica e minimizar exposições desnecessárias à radiação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Calcâneo?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 minutos.
JEJUM: não é necessário.
CONTRAINDICAÇÕES: em caso atraso menstrual ou gestação suspeita ou confirmada, não se recomenda a realização do exame.
EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os na data agendada.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Raio-X de Calcâneo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.