
Tetra Bacteriana
É uma vacina inativada e combinada com os quatro imunizantes em concentrações precisas que podem ser administradas juntas, com segurança, em uma mesma aplicação.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina Tetra Bacteriana?
A vacina tetrabacteriana, também conhecida como DTPA + VIP (protege contra difteria, tétano, coqueluche (Bordetella pertussis) + Poliomielite), é uma vacina inativada e combinada com os quatro imunizantes em concentrações precisas que podem ser administradas juntas, com segurança, em uma mesma aplicação.
Qual a indicação?
- Para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade, adolescentes e adultos, para os reforços de seus esquemas de vacinação.
- Pode substituir as formulações infantis da vacina tríplice bacteriana (DTPA e suas combinações) no reforço de 4 a 5 anos de idade.
- Para adolescentes e adultos, pode substituir a vacina DTPA.
- Para gestantes, pode substituir a DTPA na indisponibilidade desta vacina ou quando se trata de uma gestante viajando para uma área de risco para a poliomielite.
- Ela também é indicada para pessoas que vão viajar para locais que têm risco de poliomielite, como Bolívia, Equador, Paraguai, Venezuela, entre outros.
Quantas doses e quando aplicar?
Reforço vacinal aos 4 e 5 anos de idade, além de adolescentes e adultos também poderem receber a vacina DPTA + VIP, sendo apenas uma dose a cada dez anos.
Quais as reações esperadas?
As reações adversas mais frequentes são: dor de cabeça, náusea, astenia, calafrios, dor no local da injeção, inchaço, eritema, vômito, diarreia, mialgia, calafrios, dor no local da injeção, inchaço, eritema, febre.
Quais as contraindicações?
É contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia ou sintomas neurológicos provocados por algum componente da vacina ou após aplicação de dose anterior.
É necessário pedido médico para fazer a vacina?
Não é necessário pedido médico.