O objetivo do exame de coagulograma é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de coagulograma é um conjunto de testes laboratoriais que avaliam a capacidade de coagulação do sangue. Ele é utilizado para medir como o sangue forma coágulos e verificar a função de diversos fatores de coagulação que ajudam a prevenir sangramentos excessivos ou a formação de coágulos anormais. O exame pode ser solicitado em casos de suspeita de distúrbios de coagulação, como hemofilia ou trombose.
O exame é realizado a partir de uma amostra de sangue coletada geralmente de uma veia no braço. Ele é então analisado em laboratório para medir a atividade de diversos fatores de coagulação. Entre os testes mais comuns estão:
O exame de coagulograma serve para avaliar a função de coagulação do sangue e identificar possíveis distúrbios. Ele é fundamental em situações como:
Alguns sintomas que podem indicar a necessidade de um exame de coagulograma incluem:
O exame de coagulograma é bastante seguro, pois consiste apenas na coleta de sangue. No entanto, como em qualquer coleta de sangue, pode haver alguns riscos mínimos, como:
Em geral, não há contraindicações para o exame, mas é essencial que o médico saiba se o paciente está tomando anticoagulantes, pois isso pode afetar os resultados.
Ele pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo da situação clínica do paciente. Os médicos que mais frequentemente solicitam este exame, incluem: hematologistas, cardiologistas, clínicos gerais, cirurgiões e ginecologistas.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Pacientes em uso de aspirina ou anticoagulantes devem, a critério do médico, suspender a medicação por 1 semana antes da realização do exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.