Com o exame de urina 24 horas, é possível estudar condições como a insuficiência renal ou mesmo se o paciente possui cálculos renais (pedras nos rins).
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O magnésio é um mineral essencial para diversas funções do organismo, incluindo a saúde muscular, nervosa e cardiovascular. O exame de magnésio mede os níveis desse mineral no sangue, ajudando a identificar deficiências ou excessos que possam impactar o funcionamento do corpo.
As análises clínicas desse exame permitem avaliar se os níveis de magnésio estão adequados, contribuindo para um diagnóstico mais preciso de possíveis desequilíbrios metabólicos.
Pela manhã, esvaziar completamente a bexiga e descartar essa primeira urina, registrando o horário como início do período de coleta. A partir desse momento, toda a urina deve ser coletada em um frasco adequado, sem conservantes, ao longo de 24 horas, mantendo-o refrigerado (geladeira). No final do período, anotar o horário como término da coleta e encaminhar a amostra ao laboratório para análise. Recomenda-se realizar a assepsia antes de cada coleta para evitar contaminação.
O exame de magnésio é solicitado para:
O exame pode ser indicado se o paciente apresentar sintomas como:
O exame é seguro e não possui contraindicações. Os riscos são mínimos e se restringem ao processo de coleta de sangue, podendo ocorrer formação de hematoma ou um pequeno desconforto no local da punção.
O exame pode ser solicitado por clínicos gerais, cardiologistas, nefrologistas, endocrinologistas e outros profissionais que acompanham pacientes com suspeita de distúrbios metabólicos ou eletrolíticos.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Geralmente, não é necessário jejum para esse exame, mas recomenda-se evitar o uso de suplementos de magnésio e vitaminas nos dias anteriores, conforme orientação médica. Sempre consulte o laboratório para confirmar as recomendações antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.