O exame Anti-HCV é um teste sorológico que detecta anticorpos contra o vírus da hepatite C, indicando contato atual ou passado com a doença.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame anti-HCV é um teste sorológico que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da hepatite C (HCV) no sangue. A presença desses anticorpos indica que a pessoa teve contato com o vírus, seja por infecção passada ou atual. No entanto, o exame não diferencia entre uma infecção ativa e uma resolvida. Por isso, resultados positivos devem ser confirmados com testes adicionais, como o HCV-RNA.
Ele é utilizado para diagnosticar a infecção pelo vírus da hepatite C, identificando pessoas que já tiveram contato com o vírus. Pode servir também para auxiliar na triagem de doadores de sangue e monitorar pacientes com fatores de risco para a doença.
O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue, geralmente do braço. A amostra é analisada em laboratório para detectar a presença de anticorpos contra o HCV. Em alguns casos, pode ser utilizado um teste rápido, que fornece resultados em cerca de 30 minutos.
A hepatite C frequentemente é assintomática, especialmente em sua fase inicial. No entanto, quando presentes, os sintomas podem incluir:
Além dos sintomas, o exame é indicado para pessoas com fatores de risco, como o uso de drogas injetáveis, realização de tatuagens ou piercings com materiais não esterilizados e aqueles que tiveram relações sexuais desprotegidas.
Os resultados do exame anti-HCV são interpretados da seguinte forma:
Não reagente (negativo): indica que não foram detectados anticorpos contra o HCV, sugerindo ausência de infecção ou exposição recente ao vírus.
Reagente (positivo): indica a presença de anticorpos contra o HCV, sugerindo exposição ao vírus. Este resultado requer confirmação com o teste de HCV-RNA para determinar se a infecção está ativa.
O exame pode ser solicitado por diversos profissionais de saúde, como clínico geral, infectologista, hepatologista e gastroenterologista.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não é necessário jejum ou preparo especial para o teste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.