O exame de renina é fundamental para investigar o funcionamento do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que regula a pressão arterial e o equilíbrio dos fluidos no corpo. Ele auxilia no diagnóstico de diversas condições relacionadas à hipertensão e a desequilíbrios hormonais, contribuindo para tratamentos mais precisos e eficazes.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A renina é uma enzima produzida pelos rins que desempenha papel essencial na regulação da pressão arterial e do equilíbrio de sódio e potássio no organismo. O exame de renina mede a atividade plasmática dessa enzima no sangue, ajudando a identificar alterações no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Para investigar causas de hipertensão arterial, especialmente quando há suspeita de hipertensão secundária, além de auxiliar no diagnóstico de doenças como hiperaldosteronismo primário e hipoaldosteronismo. Também é utilizado para monitorar pacientes com distúrbios hormonais relacionados ao sistema renal.
A coleta do exame é realizada por meio da retirada de sangue em tubo com anticoagulante EDTA. O paciente pode ser orientado a permanecer em repouso, deitado por 30 minutos, ou em pé por algumas horas antes da coleta, conforme indicação médica, para avaliar a atividade da renina em diferentes condições.
Quando há suspeita de hipertensão arterial de origem renal, avaliação de distúrbios eletrolíticos, investigação de causas hormonais para pressão alta ou para acompanhamento de pacientes com doenças renais ou endócrinas.
– Hipertensão renovascular;
– Hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn);
– Hipoaldosteronismo hiporreninêmico;
– Síndrome de Bartter;
– Distúrbios no sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Não é obrigatório jejum para a realização do exame, mas o paciente deve seguir orientações médicas específicas, como manter a posição corporal indicada (deitado ou em pé) antes da coleta e informar o uso de medicamentos que possam interferir nos resultados, além do consumo de sal na dieta.
Os valores de referência variam de acordo com o laboratório, metodologia utilizada e conforme a posição do paciente e a dieta:
– Deitado (dieta normossódica): 1,13 a 3,59 ng/mL/h;
– Em pé (dieta normossódica): 4,16 a 9,68 ng/mL/h.
Endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas e clínicos gerais que investigam causas de hipertensão arterial e distúrbios hormonais relacionados ao sistema renal.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.