O exame de Hormônio Luteinizante (LH) avalia os níveis deste hormônio essencial à função reprodutiva em homens e mulheres. Ele auxilia na investigação de infertilidade, distúrbios menstruais, puberdade precoce ou tardia e alterações hormonais, sendo fundamental para diagnósticos endocrinológicos e ginecológicos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O Hormônio Luteinizante (LH) é um hormônio produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. Ele exerce papel essencial na regulação do sistema reprodutor: nas mulheres, atua no ciclo menstrual e na ovulação; nos homens, estimula a produção de testosterona pelos testículos.
O exame serve para avaliar distúrbios hormonais e reprodutivos, investigar causas de infertilidade, diagnosticar síndromes endócrinas, verificar função ovariana ou testicular e acompanhar tratamentos de reprodução assistida. Também é útil para investigar puberdade precoce ou tardia.
O exame é feito por meio de uma amostra de sangue venoso, coletada em laboratório. O material é analisado para medir os níveis de LH presentes na corrente sanguínea, e os valores são interpretados conforme o sexo, idade e fase do ciclo menstrual (no caso das mulheres).
É solicitado em casos de:
O exame pode auxiliar na detecção de:
Os valores variam conforme o sexo, idade e, nas mulheres, fase do ciclo menstrual.
A interpretação dos exames deve ser feita por um médico.
Os especialistas que costumam solicitar esse exame incluem:
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Na maioria dos casos, não é necessário jejum, mas algumas medicações podem interferir nos resultados. Mulheres devem informar o dia do ciclo menstrual, pois os níveis de LH variam conforme a fase. O uso de anticoncepcionais hormonais também pode influenciar os níveis.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.