No exame de potássio urina, amostra isolada, é possível observar como estão os indicadores de potássio em seu organismo, por meio da análise de uma única amostra de urina, coletada em um determinado momento do dia.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O potássio é um eletrólito importante para a constituição dos músculos e da energia no organismo humano. A substância pode ser encontrada em alimentos como abacate, iogurte desnatado, suco de laranja e banana, por exemplo.
O exame serve para medir os níveis de potássio no paciente. A avaliação ajuda a investigar problemas renais, acompanhar o uso de medicamentos como diuréticos e corticoides, além de avaliar o excesso (hipercalemia) ou a falta (hipocalemia) da substância no organismo.
O paciente deve coletar a urina em um frasco estéril, garantindo que a amostra seja recente e enviada rapidamente ao laboratório. Recomenda-se realizar a assepsia antes da coleta para evitar contaminação. A urina deve ser mantida refrigerada desde o momento da coleta até a análise.
O desequilíbrio de potássio no organismo pode acarretar problemas no funcionamento dos músculos, nervos e do coração, causando:
Contudo, é importante lembrar que o exame também pode ser solicitado como parte de uma avaliação de rotina.
Os valores de referência variam de acordo com a idade do paciente.
Na amostra única de urina, o valor de referência para adultos é de 20 mEq/L. Quando a coleta é de 24 horas, o valor se altera para 25 a 125 mEq/L.
Níveis de potássio baixos no organismo podem não apresentar sintomas. No entanto, casos mais graves podem causar cãibras, alterações no ritmo cardíaco, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.
Também conhecida como hipercalemia, o excesso de potássio pode ser sério, pois aumenta o risco de problemas no coração.
Neste caso, o paciente deve reduzir o consumo de potássio ou realizar junto ao médico uma revisão dos medicamentos que alteram a excreção da substância.
Em casos mais graves, o especialista deve, por meio de determinadas técnicas, reduzir os níveis de potássio de forma imediata.
A depender das condições clínicas do paciente, são vários os especialistas que podem solicitar o exame, como clínicos gerais, cardiologistas, nefrologistas e hematologistas, por exemplo.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Não é necessário preparo para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.