O exame anti-DNA (dupla hélice) ou nativo é utilizado principalmente na investigação do lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que detecta a presença de anticorpos, produzidos pelo sistema imunológico, que atacam o DNA de fita dupla. Tal reação autoimune é um importante marcador para o lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Este teste laboratorial é utilizado principalmente para auxiliar no diagnóstico do lúpus e acompanhar o tratamento da doença.
A análise é realizada a partir de uma amostra de sangue venoso do paciente, normalmente retirada do braço. A equipe laboratorial utiliza técnicas específicas para identificar e quantificar os anticorpos anti-DNA (dupla hélice). De modo geral, os resultados são disponibilizados dentro de poucos dias.
O exame anti-DNA (dupla hélice) ou nativo é frequentemente requisitado quando há suspeita de lúpus. Pacientes com esta doença podem apresentar sintomas como vermelhidão nas bochechas em forma de “borboleta”, rigidez muscular, dor nas articulações, lesões na pele, dificuldade respiratória, queda de cabelo, linfonodos aumentados e sensibilidade à luz do sol.
O principal uso do exame é para o diagnóstico e acompanhamento do lúpus. Em casos menos comuns, os anticorpos anti-DNA de fita dupla (anti-dsDNA) podem estar presentes em outras doenças, como artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, hepatites crônicas, mononucleose infecciosa e cirrose biliar primária.
Não é necessário preparo específico, porém, recomenda-se seguir as orientações do laboratório ou do médico responsável para garantir a precisão dos resultados.
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e metodologia utilizada.
O resultado do exame pode ser classificado como “reagente” (positivo), quando há detecção de anticorpos anti-DNA nativo no sangue, ou “não reagente” (negativo), se essas imunoglobulinas não são encontradas na amostra analisada.
É importante que o resultado do exame seja interpretado em conjunto com outros dados clínicos, laboratoriais e o médico especialista.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame, incluindo reumatologistas, imunologistas, pediatras e clínicos gerais.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.