A análise laboratorial se refere ao fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1, hormônio produzido pelo fígado que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do metabolismo humano.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A sigla IGF-1 se refere ao fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1, hormônio produzido pelo fígado que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento e bom funcionamento do metabolismo humano. Ele é estimulado pelo hormônio do crescimento (GH).
O exame mede a quantidade do IGF-1 por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue, posteriormente analisada em laboratório.
O exame serve para avaliar disfunções no crescimento ou no metabolismo humano.
Ele é solicitado quando há suspeita de distúrbios relacionados ao hormônio do crescimento (GH) ou ao metabolismo. Nesses casos, o paciente pode apresentar:
A avaliação pode auxiliar no diagnóstico de doenças como acromegalia, gigantismo, deficiência do hormônio do crescimento e outras alterações hormonais.
Os valores de referência para o exame de dosagem de IGF-1 variam conforme a idade, sexo e o método laboratorial utilizado. É possível ter noção dos valores a partir dos dados a seguir:
Contudo, é importante consultar um médico para avaliar os resultados.
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo da suspeita clínica. No entanto, endocrinologistas, pediatras e clínicos gerais são os mais comuns.
Não é necessário preparo para este tipo de exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.