O exame RAST para castanha-de-caju (F202) detecta a presença de anticorpos IgE específicos, auxiliando no diagnóstico de alergia alimentar. É feito por coleta de sangue e pode ser solicitado por diversos especialistas, sem necessidade de preparo prévio.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O RAST, também chamado de IgE específica, é um teste laboratorial que mede o nível de anticorpos da classe IgE produzidos pelo organismo em resposta a substâncias específicas, como alérgenos alimentares.
No caso da castanha-de-caju (F202), o exame detecta se há produção de IgE específica contra proteínas da castanha, indicando sensibilização ou alergia.
O RAST F202 serve para diagnosticar alergia alimentar mediada por IgE à castanha-de-caju e identificar agentes responsáveis por sintomas como urticária, asma, anafilaxia, conjuntivite, rinite ou síndrome da alergia oral.
O teste é também utilizado no diagnóstico quando o teste cutâneo (prick test) não é possível, ou para monitorar pacientes.
O exame é realizado a partir da coleta de sangue (soro). A análise laboratorial utiliza métodos como fluorescência enzimática (FEIA) ou ImmunoCAP para quantificar os níveis específicos de IgE contra a castanha-de-caju.
O exame pode ser solicitado por profissionais como:
Não é necessário preparo prévio para realizar este exame. A coleta de sangue pode ser feita normalmente. No entanto, siga sempre as recomendações dadas pelo laboratório onde irá realizar o exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.