O RAST F26 é um teste essencial para o diagnóstico de alergias alimentares, especialmente aquelas relacionadas à carne de porco.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O RAST (teste radioallergosorbent) é um exame laboratorial utilizado para detectar a presença de anticorpos IgE específicos no sangue, relacionados a alergias. No caso do RAST F26, a análise busca identificar se o organismo do paciente apresenta reações alérgicas desencadeadas pelo consumo de carne de porco.
Este exame é indicado para investigar reações alérgicas que possam estar associadas à ingestão de carne de porco, de modo a orientar médicos e pacientes acerca de restrições alimentares e cuidados necessários.
O procedimento consiste na coleta de uma amostra de sangue venoso, geralmente retirada do braço. O material é analisado em laboratório para detectar e quantificar os anticorpos IgE específicos contra proteínas da carne de porco.
Ao contrário do teste cutâneo, o RAST não exige que o paciente entre em contato direto com o alérgeno, o que torna o exame mais seguro, especialmente para pessoas com histórico de reações alérgicas graves.
Este exame é solicitado quando o paciente apresenta reações alérgicas, principalmente após consumir carne de porco, como coceira na boca, inchaço nos lábios, urticária, dificuldade para respirar e desconfortos gastrointestinais.
O RAST F26 é utilizado para identificar a alergia alimentar à carne de porco, uma condição imunológica em que o organismo reage de forma exagerada às proteínas deste alimento.
Não é necessário preparo específico para realizar o teste RAST – carne de porco (F26). Porém, recomenda-se seguir as orientações do laboratório ou do médico responsável para garantir a precisão dos resultados.
Os valores podem variar para cada laboratório, mas geralmente são expressos em classes, baseadas na concentração de IgE específica. Veja a classificação:
A presença de IgE elevada sugere uma alergia à carne de porco, mas a interpretação deve ser feita por um médico, considerando o histórico e os sintomas do paciente, além de exames complementares, quando necessário.
O exame é frequentemente solicitado por alergistas e imunologistas, que são os profissionais mais indicados para investigar reações alérgicas. No entanto, outros médicos especialistas, como pediatras, clínicos gerais e gastroenterologistas, também podem indicá-lo ao suspeitarem de uma alergia à carne de porco.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.