O exame de desidrogenase glutâmica é um teste de sangue que detecta anticorpos contra a enzima glutamato desidrogenase, presente no fígado e pâncreas. Ele é usado para ajudar no diagnóstico de doenças autoimunes contribuindo para diagnósticos mais precisos quando há alterações em outros exames.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Desidrogenase glutâmica é um exame laboratorial que avalia a presença de anticorpos contra a enzima glutamato desidrogenase, encontrada em células do fígado e do pâncreas. Esses anticorpos podem estar associados a doenças autoimunes, como à hepatite autoimune tipo 2, além de algumas síndromes raras que afetam o fígado.
O exame é solicitado principalmente quando há suspeita de hepatite autoimune ou outras condições hepáticas de origem autoimune, especialmente quando os sintomas incluem fadiga, icterícia, dor abdominal ou alterações em exames hepáticos de rotina (como ALT e AST).
A coleta é feita por meio de exame de sangue simples. Não exige preparo, mas é importante seguir as orientações médicas específicas e informar o uso de medicamentos, principalmente imunossupressores ou antivirais.
Não há preparo específico para realizar esse exame.
O exame é normalmente solicitado por hepatologistas, gastroenterologistas e endocrinologistas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.