O exame RAST para cereja detecta no sangue anticorpos IgE específicos, indicando possível alergia a esse alimento. É solicitado por alergistas ou imunologistas, não requer preparo e é realizado por meio de coleta de sangue.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame RAST (IgE específico) mede no sangue a presença de anticorpos IgE que o corpo produz em resposta a um alérgeno específico, no caso a cereja (Prunus avium), identificada pelo código F242. Seu objetivo é identificar se há sensibilização imunológica associada à alergia a esse alimento.
O teste serve para diagnosticar alergia à cereja, a partir da detecção de anticorpos IgE específicos. Por meio dele também é possível monitorar o tratamento de alergias, verificando variação nos níveis de anticorpos ao longo do tempo.
O exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue, normalmente de uma das veias do braço. O resultado sai em alguns dias.
O alergista (ou imunologista) é o profissional indicado para solicitar e interpretar esse exame, sobretudo no contexto de suspeita de alergias alimentares ou respiratórias.
Não é necessário qualquer preparo específico para realizar o exame. Contudo, siga sempre as orientações do laboratório onde irá realizar a coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.