O exame é um marcador de lesão glomerular, caracterizada por qualquer tipo de dano ou alteração nos glomérulos, que são estruturas nos rins responsáveis por filtrar o sangue.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de microalbuminúria é um teste laboratorial utilizado para identificar a excreção urinária anormal de albumina — uma proteína produzida no fígado e considerada a mais abundante no sangue.
Em condições normais, os rins filtram o sangue e impedem a perda de proteínas pela urina. Quando há um aumento na excreção de albumina, pode ser indicativo de problemas renais e de outras condições de saúde.
Para realizar o exame de microalbuminúria, a amostra de urina pode ser isolada ou coletada durante 24 horas.
O exame é um marcador de lesão glomerular, caracterizada por qualquer tipo de dano ou alteração nos glomérulos, que são estruturas nos rins responsáveis por filtrar o sangue. Essas condições podem ser desencadeadas por doenças como diabetes, hipertensão arterial, lúpus, faringite ou sífilis.
Desta forma, o exame de microalbuminúria pode ser útil no diagnóstico e acompanhamento desses quadros, assim como nos de insuficiência renal crônica, doenças cardiovasculares e glomerulonefrite.
O exame é frequentemente solicitado para acompanhar a saúde de pacientes com maior probabilidade de desenvolver doenças renais, como diabéticos e hipertensos. Também pode ser indicado em casos de suspeita de pré-eclâmpsia, devido ao risco de glomerulonefrites (inflamação do glomérulo).
O exame de microalbuminúria é indicado especialmente para o diagnóstico de problemas nos rins, como lesões e doença renal crônica.
Valores elevados de albumina na urina podem indicar comprometimento nos rins. Contudo, os resultados devem ser avaliados cuidadosamente por um médico, que levará em consideração outros exames e o histórico clínico do paciente.
Existem fatores que podem aumentar a excreção de albumina na urina sem representar necessariamente danos renais, incluindo a prática de atividade física intensa e a contaminação com secreção vaginal.
Por outro lado, determinadas condições ou medicamentos podem reduzir a eliminação dessa proteína, como doses altas de anti-inflamatórios não esteroides.
Em geral, os valores de referência normais da albumina na urina são inferiores a 30 mg. Quando os níveis ficam entre 30 e 300 mg, essa condição é classificada como microalbuminúria, que pode sugerir lesões ou doenças renais.
O exame de microalbuminúria pode ser solicitado por diversos médicos especialistas, conforme o quadro clínico do paciente, entre eles estão os clínicos gerais, nefrologistas, cardiologistas, endocrinologistas e obstetras.
Algumas orientações podem ser seguidas para garantir a precisão do exame:
A coleta do material pode ser feita de diferentes formas, com base na orientação médica: preferencialmente pela manhã, em qualquer horário do dia ou ao longo de 24 horas, de acordo com o tipo de exame solicitado.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.