O exame Clamídia Trachomatis Diversos (PCR) detecta a presença da bactéria Chlamydia trachomatis em diferentes locais do corpo por meio da técnica de biologia molecular, sendo indicado para diagnóstico preciso de infecção, mesmo em pacientes assintomáticos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que utiliza a técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para identificar o DNA da bactéria Chlamydia trachomatis em diferentes amostras, como urina, secreções genitais, anais, orais ou oculares, dependendo da indicação clínica.
A coleta é feita com base na região a ser avaliada. Pode ser feita com amostra de urina, swab vaginal, endocervical, uretral, anal, oral ou conjuntival. Após a coleta, o material é analisado por PCR em laboratório especializado para detectar o material genético da bactéria.
O exame serve para diagnosticar infecções por Chlamydia trachomatis em diferentes regiões do corpo. É útil tanto para pessoas com sintomas (como secreção, dor ao urinar, dor pélvica) quanto para triagem de assintomáticos, gestantes, pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou histórico de outras ISTs.
Em caso de coleta vaginal ou endocervical, o ideal é evitar o período menstrual, pois o sangue pode interferir no resultado. Para coleta de urina, retal, oral ou ocular, a menstruação não interfere.
O exame não é doloroso, embora a coleta de secreção com swab possa causar leve desconforto. A coleta de urina é indolor. O procedimento é rápido e bem tolerado pela maioria dos pacientes.
A técnica de PCR amplifica sequências específicas do DNA da bactéria, permitindo sua detecção mesmo quando presente em pequena quantidade. É um método altamente sensível, preciso e confiável, ideal para diagnóstico precoce.
A Rede D’Or realiza o exame com excelência técnica, segurança e sigilo absoluto. As unidades laboratoriais contam com estrutura moderna e profissionais capacitados para oferecer um diagnóstico confiável.
Não. Para garantir a precisão do exame, recomenda-se evitar relações sexuais nas 48 horas que antecedem a coleta, principalmente para amostras de secreções genitais.
Os tipos variam de acordo com o local da coleta: PCR em urina, swab vaginal, endocervical, uretral, anal, oral ou conjuntival. A escolha depende da avaliação médica e da suspeita clínica.
Não. O exame é específico para identificar a bactéria Chlamydia trachomatis e não detecta gravidez. Porém, pode ser solicitado no pré-natal como medida de prevenção de complicações para a gestação.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Evite urinar por pelo menos 1 hora antes da coleta de urina. Para amostras de secreções, é recomendado não manter relações sexuais nem usar duchas ou cremes vaginais nas 48 horas anteriores. Siga sempre as instruções específicas do laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.