O exame de Tacrolimus mede a concentração do imunossupressor tacrolimo no sangue de pacientes transplantados, ajudando a ajustar a dose para evitar rejeição ou toxicidade.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de tacrolimus é uma análise laboratorial realizada para medir a concentração do medicamento tacrolimo no sangue. Este remédio é um imunossupressor amplamente utilizado para prevenir a rejeição de órgãos em pacientes transplantados, como rins, fígado e coração.
O exame tem como objetivo principal garantir que a quantidade de tacrolimus no organismo esteja dentro da ideal. Isso porque dosagens abaixo do esperado podem aumentar o risco de rejeição do órgão transplantado. Já o excesso da substância pode trazer danos aos rins e ao cérebro.
O exame de tacrolimus é feito por meio da análise de uma amostra de sangue, normalmente de uma veia do braço.
A avaliação deve ser solicitada pelo médico nos períodos iniciais após o transplante, em que o risco de rejeição é mais elevado, no caso de suspeita de toxicidade ou de efeitos adversos do medicamento e também para fazer ajustes em sua dosagem.
O exame de tacrolimus não é utilizado para diagnosticar doenças diretamente. Em vez disso, ele é usado para monitorar os níveis do medicamento no sangue de pacientes transplantados que estão em tratamento com o fármaco.
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e metodologia utilizada. Confira abaixo.
O exame de tacrolimus é solicitado principalmente por médicos especializados no tratamento de pacientes que utilizam esse medicamento.
Para realizar este exame, são necessárias 8 horas de jejum.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.